domingo, 17 de junho de 2007

Andy Warhol

Considerado por muitos um génio , por outros um doido , a Andy Warhol ninguém pode tirar o título e pai da pop art. Publicitário, produziu serigrafias com fotos comerciais que depois seriam as principais produções do seu atelier artistico "the Factory".

Nasceu em 6 de Agosto de 1928 em Pittsburgh nos Estados Unidos. Era filho de emigrantes da Checoslováquia com o apelido de Warhola. No fim da primeira guerra mundial seu pai foi para os Estados Unidos onde se junta a sua mãe e juntos vão para Pittsburg. Andy Warhol tornou-se tímido nessa altura pois sofreu de uma doença ao nivel cerebral que fez com que assim fosse.
Frequentador de aulas de arte no liceu de Schenley e do Museu Carnegie , viu os seus estudos pagos pela familia que teriam poupado com esse objectivo. Foi aluno do Instituo Carnegie onde se esforçava muito no inglês que era quase nulo.
Depois da 2ª guerra mundial abandona os seus estudos devido à prioridade que os soldados teriam para estudar mas pode frequentar o curso de verão por ser tão bom aluno. Ganha o prémio do instituto com os seus trabalhos e volta ao curso inicial , acabando a licenciatura com menção honrosa.Vai para Nova Iorque em 1949 onde procura ser artista comercial.
Cria sapatos para a revista glamour , onde se podia constatar uma carga sexual nos desenhos.Assim depois de refazer os sapatos passa a desenhar anúncios para a Vogue e cartões de agradecimento. Retira o A do seu apelido e passa a usar uma peruca branca por cima do seu cabelo escuro. Em junho do mesmo ano realiza a sua primeira exposição na Hugo Gallery denominada 15 desenhos baseados nos escritos de truman caporte, que se destaca como um sucesso artístico que lhe permitiu abrir horizontes para o estrangeiro.
No ano de a961 Andy realiza um projecto usando as latas de sopa Campbell's como tema assim como garrafas de Coca-Cola. Produz séries , tornando a sua arte industrial em massa. Uma vez expostas as suas obras , permite-lhe abir " The FActory" que viria a ser um grande centro artístico.
Os famosos passam a ser os seus aliados usando-os como objectos artístico para produzir o seu trabalho. Jacqueline Kennedy , Marylin Monroe ou Che Guevara são apenas alguns dos nomes. A técnica era piintar telas com fundos , lábios cabelo , transferindo depois por serigrafia as fotografias para a tela.
Andy também conhece a recusa à sua arte . Death and Disaster , com reproduções monocromáticas de acidentes de automóvel e cadeiras eléctricas deseagrada o público.
Começa a filmar em 1963 filmes aborrecidos como Sleep ( oito horas seguidas de um homem a dormir) partindo depois para algo mais sofisticado como Chelsea Girls de 1966 que mostra duas fitas lado a lado documentado a vida da Factory, constituindo assim o primeiro objecto underground numa sala comercial de cinema .
não bastando as outras actividades , produz os Velver Underground, com Lou Reed , arranjando-lhes tudo o que fosse necessário. Exploding Plastic Inevitable era uma espectáculo da banda que usava os filmes de Andy.
MAis tarde em 1968 é alvejado por Valerie Solanas , assidua da Factory e criadora da Society for Cutting Up Men.quando sai do hospital não seria o mesmo popular de sempre. Dedica-se a revista interview e apoia jovens num acto de mecenato. Escreve também The philosophy of Andy Warhol em 1975 e dedica-se a televisão por cabo com dois programas.
Por último volta-se para o abstraccionismo e expressionismo criando pinturas como Oxidation que levavam incialmente urina sua. Operado À vesícula , morre no dia após a operação , em 1987, embora esta tenha corrido bem. Frases como «I
n the future everyone will be famous for fifteen minutes»ficaram para a história .



Nenhum comentário: